Um avião argelino com 110 pessoas da Proteção Civil a bordo pousou no Aeroporto Internacional de Alepo, a província mais afetada próxima à Latakia, para participar das operações de busca e resgate.
Por sua vez, o Crescente Vermelho argelino anunciou o envio de quatro aviões com 115 toneladas de assistência de emergência nas próximas horas.
Enquanto isso, uma aeronave de carga iraniana chegou ao Aeroporto Internacional de Damasco com 45 toneladas de cobertores, barracas, medicamentos, alimentos e outros suprimentos necessários para as pessoas afetadas.
O embaixador persa em Damasco, Mahdi Sobhani, disse que este é o primeiro lote de assistência humanitária e outros aviões chegarão em Alepo e Latakia nas próximas horas.
O Iraque também enviou dois aviões, cada um carregado com cerca de 70 toneladas de alimentos, suprimentos médicos, cobertores e outros suprimentos.
Haverá um transporte aéreo iraquiano e comboios para fornecer ajuda humanitária aos irmãos sírios, disse Osama Mahdi Ghanem, chefe do departamento de países árabes do Ministério das Relações Exteriores do Iraque.
Além disso, um avião russo carregando ajuda humanitária e equipes especializadas em terremotos aterrissou no Aeroporto de Latakia e se juntará aos esforços de resgate das forças russas na Síria.
Pelo menos 1.100 pessoas foram mortas no terremoto que atingiu as províncias do norte e centro do país, de acordo com o Ministério da Saúde e equipes de resgate da nação árabe.
De acordo com a atualização da agência, o número de mortos aumentou para 812, enquanto 1.448 foram feridos nas províncias de Alepo, Latakia, Hama, Tartous e Idlib rural.
Além do número acima, cerca de 300 pessoas foram confirmadas mortas por equipes de resgate que trabalham em áreas fora do controle do governo em Idlib e Aleppo.
lam/fm/bm