Este documento foi assinado durante a XV Conferência Regional da Mulher e constitui um apelo à construção de uma sociedade de cuidado, respeito aos direitos humanos e proteção do meio ambiente.
Debates sobre sua aplicação e sobre temas como autonomia e igualdade de gênero na era digital serão o foco da pauta da 64ª Reunião do Conselho de Administração da Conferência, presidida por esta nação sul-americana.
O Compromisso de Buenos Aires exige o reconhecimento de que o cuidado é essencial para o bem-estar da população como um todo e forma um setor dinâmico para uma recuperação inclusiva e transformadora com igualdade.
Solicita também a adoção de marcos normativos que garantam esse direito por meio da implementação de políticas e sistemas integrais na perspectiva de gênero, interseccionalidade e interculturalidade.
Por outro lado, o texto adverte que as mulheres em toda a sua diversidade e ao longo do seu ciclo de vida enfrentam múltiplas e inter-relacionadas formas de discriminação, pelo que é necessário avaliar as situações e barreiras que enfrentam e dificultam a sua autonomia.
Nesse sentido, apela à implementação de medidas para enfrentar problemas como a pobreza, a divisão sexual do trabalho e a desigualdade.
jha/gas/cm