No total, o mercado de aviação do Vietnã atenderá cerca de 80 milhões de passageiros e transportará 1,44 milhão de toneladas de carga, de acordo com a previsão da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
A organização internacional prevê que o transporte aéreo doméstico chegue a 45,5 milhões de passageiros, 5% a mais que no ano passado, enquanto o transporte internacional atenderá cerca de 34 milhões de viajantes, o triplo do registrado em 2022.
No que diz respeito à carga, a própria IATA indicou, o volume de mercadorias transportadas pelos aeródromos vietnamitas crescerá 230 mil toneladas, o equivalente a 55% em relação ao ano anterior.
Especialistas citados pela agência noticiosa VNA alertaram, no entanto, que para além das oportunidades, a indústria da aviação vietnamita ainda enfrenta desafios, entre os quais infraestrutura aeroportuária limitada, preços voláteis dos combustíveis e escassez de profissionais no setor.
Segundo estatísticas da Autoridade de Aviação Civil do Vietnã, em janeiro passado o volume de passageiros pelos aeroportos do país foi de 9,8 milhões de pessoas, 13,8% a mais do que em dezembro de 2022, um aumento de 10%.
mem/mpm/cm