Nesse período, 42 milhões de pessoas foram afetadas e o país sofreu perdas econômicas de 4,12 bilhões de dólares devido a isso, incluindo inundações de monções, inundações repentinas, erosão de rios, ciclones, tempestades e deslizamentos de terra.
O Start Fund Bangladesh, uma rede de 45 ONGs da sociedade civil, e o Ministério de Gestão de Desastres produziram o relatório intitulado “Análise multivariada de desastres climáticos, análise de fluxo financeiro e análise da situação econômica familiar em distritos propensos”.
A pesquisa estimou que 12,10 milhões de pessoas pertencentes a 2,71 milhões de famílias podem ser afetadas a cada ano por vários desastres induzidos pelo clima.
Entre eles, observou inundações de monções, inundações repentinas, erosão de rios, ciclones, tempestades e deslizamentos de terra, bem como outros perigos, como ondas de frio e granizo.
Também estimou que pelo menos 18,33 milhões de pessoas poderiam estar expostas a riscos relacionados ao clima a cada ano até 2025 e perdas econômicas mínimas devem chegar a US$ 337,94 milhões.
jf/abm / fav