Participarão as poetisas Romina Funes (Argentina), Ehurodice Rivera e María José Rivera (Chile), além de Balam Rodrigo e Sonia Jiménez (México).
A iniciativa contará com a participação dos bardos cubanos Nátalhy Hernández, Ernesto García Alfonso, Daniel Duarte de la Vega, Osmany Echevarría Velázquez, Jorge García Prieto, Luis Enrique Mirambert e narradores orais do pátio.
Antes disso, na Casa de la Poesía e no Liceu Artístico e Literário de Havana, será realizado o VI Encontro Internacional de Promotores de Poesia, que também faz parte das propostas do maior evento literário da ilha caribenha.
O evento começará com um painel em homenagem ao saudoso folclorista, etnólogo e pesquisador Rogelio Martínez Furé no qual intervirão intelectuais cubanos ligados aos estudos da pegada africana em Cuba, entre eles Heriberto Feraduy, Ramón Torres Zayas e Gerardo Fulleda.
Como parte da homenagem, a perfumaria Habana 1791 apresentará a essência Oriki, dedicada à fundadora do Conjunto Folclórico Nacional, e será exibido o documentário Cimarrón de palabras, da cineasta Juana María Cordones.
À tarde, renomados poetas cubanos como Nancy Morejón -Prêmio Nacional de Literatura-, Soleida Ríos e David López Ximeno farão a leitura de seus textos em homenagem a Martínez Furé e será realizado o painel Validade das raízes africanas na oralidade poética.
A Feira será inaugurada nesta quinta-feira nas instalações da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña tendo a Colômbia como país convidado de honra e dedicada ao bibliógrafo Araceli García-Carranza e ao escritor Julio Travieso, Prêmio Nacional de Literatura 2021.
O evento literário, um dos mais importantes da região, também homenageará a poetisa Fina García Marruz e o cientista Antonio Núñez Jiménez no centenário de seus nascimentos.
jf/mml / fav