Em declarações à Prensa Latina, o escritor e promotor cultural Karel Leyva assegurou que esta atividade, denominada Verso amigo e prevista no programa da Feira Internacional do Livro de Havana, decorre há quatro anos naquele espaço académico.
Entre os autores presentes estão o poeta, narrador e dramaturgo argentino Marcelo Fagiano; o russo Vadim Terekhin, vice-presidente do Sindicato dos Escritores da Rússia, e o romancista chileno Hernán Rivera Letelier, Prêmio Nacional de Literatura 2022.
“A ideia foi convocar frequentadores regulares e outros intelectuais famosos para esse intercâmbio com professores e alunos, onde eles podem tirar dúvidas sobre seus materiais”, explicou o presidente do segmento de poesia da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac ).
Promovido, entre outros, pelo Centro Cultural CubaPoesia; a revista Amnios, dirigida por Alpidio Alonso, ministro da Cultura, e os centros de educação artística, a iniciativa inclui ainda esta sexta-feira a visita à Escola Nacional de Arte, juntamente com a atriz Corina Mestre.
O encontro também celebra as três décadas da Coleção Sur Editores, fundada em março de 1993, com o objetivo de atender aos projetos editoriais do Festival de Poesia de Havana e à divulgação de renomados autores de todo o mundo.
Em cumprimento a esse objetivo, a gravadora publicou e divulgou textos de escritores, entre eles Pablo Neruda, Wislawa Szymborska, Anna Ajmátova, Rafael Aberti e Nicolás Guillén; da mesma forma, para poetas americanos de grande importância, como Allen Ginsberg.
Sua agenda de apresentações impressas em 2023 inclui títulos como a edição bilíngue (russo e espanhol) do caderno Apocalipse, de Vadim Terekhin; Bubisher, uma antologia de poesia saharaui contemporânea, e El profeta en su casa, do poeta colombiano Jotamario Arbeláez.
oda/dgh/dnsa