Segundo disse à imprensa o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, o aparelho foi rastreado nas últimas 24 horas, voava a uma altitude de 12 quilómetros e representava uma suposta ameaça.
‘Biden pediu aos militares para derrubar o objeto, e eles o fizeram. E veio de dentro de nossas águas territoriais’, disse a fonte citada pela CNN.
Ele acrescentou que caças do Comando Norte dos Estados Unidos derrubaram o dispositivo.
“Chamamos isso de objeto porque é a melhor descrição que temos no momento. Não sabemos quem é o dono, se é estatal, corporativo ou privado’, disse Kirby.
Ele também especificou que até agora nenhuma informação confirma a finalidade do dispositivo, com dimensões aproximadas de um carro pequeno, e que espera conseguir recuperar os destroços para ter detalhes sobre ele.
Aviões de guerra dos EUA derrubaram um balão de pesquisa chinês que acidentalmente entrou no espaço aéreo dos EUA no último sábado, levando a Casa Branca a lançar acusações de suposta espionagem.
Conforme esclarecido pelo Ministério das Relações Exteriores de Pequim, este era um dispositivo civil que realizou investigações meteorológicas e se desviou da rota programada devido ao mau tempo e sua pouca capacidade de autodireção.
A China apresentou um protesto esta semana com as instituições do governo chinês rejeitando a queda de seu balão e instou Washington a se abster de exacerbar ainda mais uma situação que prejudicou os laços bilaterais.
oda/cgc/glmv