Isto foi revelado pela pesquisa de Expectativas Econômicas (EEE), uma pesquisa mensal realizada pela instituição entre um grupo de especialistas, acadêmicos e empresários sobre a evolução do país.
A nova projeção veio após o resultado da mudança no índice de preços ao consumidor para janeiro, que subiu surpreendentemente para 0,8%, quando especialistas haviam esperado 0,5%.
O aumento anual do custo de vida no Chile é de 12,3 pontos e o Ministro das Finanças Mario Marcel afirma que em abril a taxa de inflação estará em um único dígito, embora os resultados da pesquisa sugiram o contrário.
Para fevereiro espera-se uma queda mensal para 0,4, mas em março, quando o ano letivo começar e a vida voltar ao normal após as férias de verão, a queda voltará para 0,8.
Quanto ao desempenho da economia em 2023, a EES mantém a queda projetada do Produto Interno Bruto de 1,5%.
O Fundo Monetário Internacional disse que este ano o Chile será o único país entre as economias vizinhas com um resultado negativo.
A pesquisa de Expectativas Econômicas assinala” que o valor do dólar americano permanecerá em torno de 800 pesos durante os próximos 23 meses.
mgt/car/eam/bm