A embaixadora do país do Sudeste Asiático, Nana Yuliana, visitou na sexta-feira com o pessoal de sua missão a pequena escola da República da Indonésia, no município de Martí, em Matanzas, como parte do programa para comemorar o estabelecimento em 17 de fevereiro de 1960 dos laços bilaterais, explicou ao Prensa Latina o diplomata Wanry Luther.
Ao entregar o material escolar e mais dois leques, Yuliana disse estar orgulhosa de duas escolas primárias de Cuba terem o nome de seu país, que lhes foi dado após a visita do comandante Ernesto Che Guevara a Jacarta em 1959, lembrou.
A delegação diplomática foi recebida pelas autoridades locais antes de visitar a pequena escola de cerca de 45 alunos do pré-escolar ao sexto ano onde tiveram um convívio agradável e amigável com professores, gestores e alunos a quem em 2021 a embaixada doou um computador e uma televisão.
Em nome do governo local, Zahidis Gómez Gutiérrez, agradeceu a missão diplomática pela doação que contribui, disse, para o processo pedagógico e, em particular, o gesto de amizade que aproxima os dois povos.
Che Guevara visitou a Indonésia como parte de uma extensa turnê que começou em 14 de junho de 1959 e também o levou ao Egito, Índia, Indonésia, Iugoslávia, Sri Lanka (então Ceilão), Paquistão, Birmânia (atual Mianmar), Japão, Sudão e Marrocos com o interesse de que esses países estabeleçam vínculos oficiais, comerciais e de cooperação com a nascente revolução cubana. Atualmente, Cuba e Indonésia estão empenhadas em ampliar e diversificar as relações comerciais e científicas em diversos setores, como o da biotecnologia.
Mh/ans
PL-15
2023-02-11T02:04:12