5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Semana na África do Sul focada no Estado Nacional de Desastre

Cyril-Ramaphosa

Semana na África do Sul focada no Estado Nacional de Desastre

Pretória, 11 fev (Prensa Latina) A semana que termina hoje foi marcada na África do Sul pela declaração do Estado de Calamidade pelo presidente Cyril Ramaphosa devido aos persistentes problemas energéticos que o país sofre.

No seu discurso anual sobre o Estado da Nação, o presidente explicou que isso permitirá fornecer medidas práticas a serem adotadas para apoiar empresas na produção de alimentos, armazenamento e cadeia de suprimentos de varejo, implantação de geradores de emergência, painéis solares e fornecimento ininterrupto de energia.

Onde for tecnicamente possível, disse ele ao Parlamento, também permitirá isentar infraestruturas críticas, como hospitais e estações de tratamento de água, de interrupções de energia.

Entre outras ações contempladas para aliviar a situação energética, revelou, vai ser nomeado na Presidência da República um Ministro da Eletricidade, encarregado de trabalhar com a empresa geradora nacional, Eskom, para pôr fim aos apagões.

Circunstâncias extraordinárias, assegurou ao defender a necessidade do provimento, exigem medidas extraordinárias, sendo a crise energética uma ameaça existencial à nossa economia e “ao tecido social” do país.

Como parte desses esforços, acrescentou, a África do Sul continuará a fazer a transição para uma economia de baixo carbono em um ritmo que o país possa pagar e de forma a garantir a segurança energética.

No seu discurso sobre o Estado da Nação, além de enumerar as conquistas do Governo no ano transato, Ramaphosa traçou as linhas de atuação fundamentais para 2023.

Estamos focados nas ações que farão uma diferença significativa agora, disse ele, e que permitirão um progresso real e lançarão as bases para uma recuperação sustentada no futuro.

Assim, enumerou, estamos a concentrar-nos nas questões que mais preocupam os sul-africanos (para além dos cortes de energia): o desemprego, o combate à pobreza e ao aumento do custo de vida, bem como o combate à criminalidade e à corrupção.

O Governo está também a trabalhar em vários aspectos da vida social nacional, dentro dos quais, disse, “vamos assegurar que os subsídios sociais existentes sejam aumentados para proteger os pobres contra o aumento da inflação”.

Nossas ações em nível de governo, resumiu Ramaphosa, nos permitirão, trabalhando juntos, sair dessa crise como uma nação transformada.

Vamos ultrapassar a situação atual, garantiu com um sistema eléctrico mais eficiente e fiável, com portos e caminhos-de-ferro que rivalizarão com os melhores do mundo, com acesso à banda larga para mais sul-africanos em mais pontos do país, e com um abastecimento sustentável de água de qualidade.

Também criaremos empregos para os desempregados e daremos esperança àqueles que esperaram demais. Menos pessoas viverão na pobreza e menos famílias passarão fome, insistiu.

Da mesma forma, com ações contra o crime, nosso povo poderá contar com a proteção do Estado.

mem/mv/ans

PL-47

2023-02-11T07:32:11

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES