A reunião, que se estenderá até 15 de fevereiro, faz parte dos acordos alcançados durante a visita do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, à Argélia, e será presidida pelo vice-primeiro-ministro cubano, Ricardo Cabrizas, e pelo chefe da pasta de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Marmierca.
Em novembro passado, Díaz-Canel e o presidente da Argélia, Abdelmajid Tebboune, concordaram em promover os laços econômicos, comerciais, financeiros e de cooperação. Um dos compromissos foi a celebração desta Comissão Mista na qual se espera a participação de mais de 100 investidores argelinos para analisar possibilidades de negócios.
Na época, os dois presidentes identificaram esferas de interesse comum, como saúde, energia, fontes renováveis, indústria médico-farmacêutica, intercâmbio cultural, educacional e científico-tecnológico.
Tebboune também relatou a decisão de cancelar os serviços da dívida e adiar seu pagamento para outro momento, e ofereceu uma usina de energia solar para geração de eletricidade.
Juntamente com a adoção de acordos relacionados ao fornecimento de combustíveis, bem como o interesse em cooperar na produção de medicamentos, vacinas e na indústria açucareira.
Por sua vez, o presidente cubano recordou os 60 anos de amizade entre os dois povos, que descreveu como uma relação de verdadeira fraternidade, solidariedade e apoio em tempos difíceis. mem/tdd/jd