O trabalho visa melhorar o manejo do ecossistema, preservando e cuidando da vegetação, plantando plantas indígenas para consolidar as estruturas dunares e reduzir os efeitos das ondas e do vento, e incentivando a educação ambiental.
O especialista em qualidade do hotel, Ángel Morales, disse que através da iniciativa Ecofriendly, eles promovem a cultura ambiental entre clientes e trabalhadores, por meio de outdoors informativos e educativos, para conseguir o cuidado sistemático do litoral, a fim de desenvolver um turismo responsável com a natureza.
Destacou que a praia Las Coloradas, onde está localizado o Meliá Cayo Coco, foi um dos beneficiários do despejo de areia, o que melhorou as condições naturais, expandindo as áreas de banho e recuperando as dunas costeiras.
Temos a ajuda dos trabalhadores da Companhia de Serviços de Turismo, que são responsáveis pela limpeza regular da área da praia, o que eles fazem manualmente para evitar danos ao meio ambiente, disse Morales.
Ele valorizou que as ações de reabilitação neste segmento da costa fortalecem a resistência às mudanças climáticas e, no caso particular das dunas, dissipam a energia das ondas e assim reduzem as penetrações do mar causadas por eventos hidrometeorológicos extremos.
A unidade Cayo Coco, de propriedade do grupo hoteleiro cubano Gran Caribe e administrada pela Meliá Hotels International, conta com 250 quartos, localizados em um ambiente acolhedor com altos valores ecológicos e paisagísticos.
Destaca-se no destino por seus clientes habituais, principalmente canadenses, que frequentam o hotel até quatro vezes ao ano.
mem/nmt/bm