22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lasso convocado ao Parlamento por escândalo de corrupção no Equador

Lasso convocado ao Parlamento por escândalo de corrupção no Equador

Quito, 13 fev (Prensa Latina) Comissão multipartidária da Assembleia Nacional do Equador investigando o chamado Caso Encuentro convocou o Presidente Guillermo Lasso, para descobrir sua relação com a suposta rede de corrupção nas empresas públicas.

Até agora o presidente, que insiste em negar as acusações, não respondeu à intimação para comparecer perante o legislativo.

Para a sessão desta segunda-feira, estão convocadas mais 10 pessoas, entre elas os ministros da Defesa, Luis Lara, e do Interior, Juan Zapata, e o ex-chefe de Energia e Minas, Xavier Vera. O Caso Encuentro investiga a suposta existência de uma trama de corrupção em empresas públicas do setor elétrico aparentemente lideradas pelo cunhado de Lasso, Danilo Carrera, a quem chamavam de O Grande Poderoso Chefão.

Na sexta-feira passada, a Promotoria invadiu escritórios do Palácio Carondelet, sede do Executivo, e residências de ex-funcionários, enquanto detinha na fronteira com a Colômbia o ex-servidor da presidência Mauricio Guim, que após se declarar foi solto.

Por outro lado, a decisão do governo de substituir um grupo de investigadores policiais designados para colaborar com o Ministério Público em processos criminais relacionados com corrupção foi descrito como uma interferência na justiça e um “ato desesperado para esconder a corrupção”.

Todo aquele escândalo enfraquece ainda mais o Governo, que no passado fim-de-semana sofreu um revés eleitoral, pois os cidadãos rejeitaram as questões do seu referendo constitucional e favoreceram candidatos progressistas a prefeitos e prefeituras.

Esse procedimento consultivo foi a principal aposta da Lasso ter oxigênio no restante de seu mandato, mas os cidadãos votaram Não às oito propostas em temas como extradição, redução de partidos e parlamentares, meio ambiente, entre outros.

As denúncias que envolvem a administração nacional, o abandono do Estado à população mais vulnerável, bem como as recorrentes mentiras do Presidente Lasso contribuiu para fracasso do Governo nas eleições, disse à Prensa Latina o ex-candidato à vice-presidência Carlos Rabascall.

jf/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES