Em sua conta no Twitter, o presidente descreveu como “muito agradável receber Abdelhak Saihi, Ministro da Saúde, População e Reforma Hospitalar da Argélia, que está em Cuba à frente de uma grande delegação”, e assegurou que “continuamos a implementar tudo o que acordamos durante nossa recente visita a essa nação irmã”.
Na mesma linha, o Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez também tweeted sobre a “recepção fraterna” de Díaz-Canel aos representantes do país do Norte da África, acrescentando que “eles confirmaram o potencial de aprofundamento dos laços em áreas de interesse comum”.
Na véspera de Díaz-Canel receber o ministro argelino, Díaz-Canel indicou que sua presença em Cuba durante os primeiros meses do ano demonstra a vontade mútua de avançar nas relações.
O chefe de Estado cubano destacou a comissão intergovernamental entre os dois países e um fórum de negócios, que terminou hoje na capital.
Na reunião, o presidente lembrou os contatos de alto nível que teve durante sua visita à Argélia em dezembro passado, elogiou a compreensão dos principais líderes argelinos a respeito da situação atual em Cuba e destacou o escopo e a escala dessas conversações.
O ministro argelino disse ter recebido indicações de seu governo para intensificar as atividades durante sua estadia em Havana, principalmente no fórum de negócios, razão pela qual já teve reuniões com autoridades comerciais, de energia e de investimento estrangeiro.
Ele disse que esses contatos incluem os chefes de Finanças e Preços, Saúde e Banco Central de Cuba, com a vontade de implementar todos os acordos alcançados durante a visita do líder cubano à Argélia.
mem/rc/bm