Durante uma reunião realizada na capital, Saihi, que dirige a representação do país africano na 23ª Sessão da Comissão Intergovernamental e no Fórum Empresarial Bilateral Cuba-Argélia, disse que a cooperação entre os dois países amigos só pode desenvolver-se e aprofundar-se no futuro.
Por seu lado, o Portal recordou que o próximo mês de Maio marcará 60 anos de colaboração médica entre os dois países, um momento que marcou o início da cooperação internacional entre a maior ilha das Antilhas.
Nessa ocasião, disse ele, 55 colaboradores chegaram, enquanto hoje há mais de sete mil que realizaram missões internacionais naquela nação, “às quais estamos unidos por excelentes relações políticas e fraternas”, disse ele.
Expressou a sua gratidão pela confiança depositada nos especialistas cubanos e o apoio da Argélia e do seu Ministério da Saúde à brigada médica da ilha das Caraíbas, composta por mais de 900 profissionais.
As autoridades sanitárias apelaram à expansão da cooperação médica, investigação conjunta e intercâmbio científico entre o Instituto Argelino Pasteur e o Instituto Pedro Kourí de Medicina Tropical.
Outros tópicos discutidos durante a reunião incluíram o desenvolvimento e produção de vacinas contra as actuais doenças africanas, o avanço da transferência de tecnologia com a indústria biofarmacêutica e a promoção do intercâmbio entre agências reguladoras.
npg/lpn/glmv