23 de February de 2025

NOTICIAS

Marcha exigirá liberartação de jornalista sequestrado no Haiti

Marcha exigirá liberartação de jornalista sequestrado no Haiti

Porto Príncipe, 14 fev (Prensa Latina) A Rede Nacional de Grupos Sanguíneos Rhesus Negativos convocou hoje uma marcha pacífica para exigir a libertação do jornalista Jean Thony Lorthé, sequestrado há mais de uma semana.

Lorthé, que é porta-voz da instituição e apresentador da Rádio Visão 2000, foi detido contra sua vontade em 3 de fevereiro junto com outros dois familiares em Laboule 12, localidade do sudeste da capital controlada por grupos armados e onde em janeiro de 2022, dois repórteres foram assassinados.

A Secretaria de Defesa do Cidadão, órgão estadual de defesa dos direitos humanos, manifestou preocupação com a situação do comunicador e lembrou que seu trabalho é decisivo para a sociedade.

Por sua vez, a Federação Internacional de Jornalistas exigiu sua libertação incondicional e exigiu que as autoridades tomassem medidas para proteger sua integridade física.

Ele também alertou sobre o contexto de extrema violência pelo qual passa o país, em que um repórter foi mantido em cativeiro por quase um mês após ser sequestrado para cobrar por um resgate.

Da mesma forma, o secretário-geral da Associação de Jornalistas Haitianos, Jacques Desrosiers, lamentou que a insegurança generalizada, caracterizada por assassinatos e sequestros, afeta o direito à informação, pois impede a livre circulação.

Em meio ao aumento da violência que o país caribenho vive devido à multiplicação de grupos criminosos, os jornalistas são vítimas recorrentes. No ano passado, pelo menos nove foram mortos e vários ficaram feridos, segundo organizações sociais e de direitos humanos.

lam/ane/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES