18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Médicos privados franceses em novo dia de greve

Médicos privados franceses em novo dia de greve

Paris, 14 fev (Prensa Latina) Os clínicos gerais liberais (privados) na França estão realizando hoje um novo dia de greve para exigir um aumento na taxa de consulta e contra um projeto de lei de saúde que eles consideram prejudicial.

Uma dúzia de sindicatos e organizações chamou a greve sob o slogan de que o sistema de saúde francês está em risco, especialmente a medicina próxima às pessoas dos bairros.

Além da greve, que se segue a uma greve no final do ano passado e início deste ano, o movimento “Médicos para o Amanhã” convocou uma manifestação em Paris, com a expectativa de que mais pessoas participem do que na marcha de 5 de janeiro, quando cerca de 3.000 pessoas participaram.

A demanda é aumentar a taxa de consulta para um mínimo de 30 euros, pois a taxa de 26,5 euros alcançada (1,5 euros a mais) nas negociações entre a guilda de médicos generalistas e o Seguro Saúde é considerada insuficiente, devido à inflação prevalecente.

Segundo os promotores da greve, cerca de oito em cada 10 médicos fecharam seus gabinetes.

Os grevistas estão rejeitando um projeto de lei perante o Parlamento para lidar com a falta de vagas no setor, oferecendo a possibilidade de os pacientes irem diretamente a especialistas de enfermagem, terapeutas e outros.

O movimento se opõe a que os franceses “pulem” o passo de serem vistos por um médico em primeira instância, e denuncia que, se isso acontecer, a profissão estará em perigo, assim como o cuidado.

mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES