Durante uma actividade que assinalou o 81º aniversário do Kim Jong Il, o diplomata coreano expressou a sua confiança na vitória da nação das Caraíbas face à guerra económica de Washington e no triunfo da ilha na defesa do seu socialismo com a força da unidade e da resistência criativa.
Salientou que as relações entre os dois países são bens e patrimónios que são desenvolvidos através dos seus partidos e governos.
Afirmou que é vontade firme do Presidente dos Assuntos de Estado da RPDC, Kim Jong Un, reforçar os laços bilaterais e agradeceu ao Partido Comunista de Cuba, bem como ao governo e ao povo da ilha, o seu apoio à causa da RPDC.
Observou que a confiança calorosa entre os líderes históricos Fidel e Raul Castro, Kim Il Sun e Kim Jong Il é a pedra angular dos laços entre as duas nações durante mais de 60 anos.
Ma Chol Su recordou que 2023 marca o quinto aniversário da visita do Presidente cubano Miguel Diaz-Canel à RPDC, o que levou ao avanço das relações como um ponto estratégico e de companhia para os dois Estados.
Reiterou que a RPDC irá dedicar todos os seus esforços para prosseguir com este objectivo.
Desejou também a Cuba, sob a sábia liderança do seu governo e partido, sucesso na defesa do seu socialismo e no desenvolvimento do país.
Por outro lado, antes da apresentação de um documentário em homenagem a Kim Jong Il, o embaixador destacou a vida e os feitos revolucionários do líder coreano em benefício do seu povo e salientou que a RPDC comemora a nível nacional o maior aniversário de Kim Jong Il.
Disse também que as mais altas autoridades da RPDC e o seu povo, sob a orientação de Kim Jong Un, continuam a avançar para um futuro próspero sob os preceitos de Kim Jong Il.
rgh/lrd/glmv