Funcionários da Comissão da UA e Ministros das Relações Exteriores dos Estados Membros da UA avaliarão diferentes questões, projetos e recomendações a serem apresentadas para consideração pelos Chefes de Estado e de Governo africanos no próximo fim de semana.
A reunião será concluída amanhã e sua agenda inclui a discussão de relatórios sobre o trabalho dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças na África, e a criação e funcionamento da Agência Continental de Medicamentos.
Os Ministros também discutirão as conclusões da recente sessão ordinária do Comitê de Representantes Permanentes, a situação social e humanitária em toda a região, e o desenvolvimento da Agenda 2063.
Também devem eleger dois juízes para o Tribunal Africano de Direitos Humanos e três para o Tribunal Administrativo da UA, seis membros do Conselho Consultivo contra a Corrupção e um membro do Conselho de Auditores Externos.
Organizada pela Comissão da UA, a XLII Sessão precede a Cúpula, que começou com a reunião do Comitê de Representantes Permanentes em 16 de janeiro e terminará no domingo.
Segundo a organização, “a Assembleia de Chefes de Estado e de Governo considerará e adotará uma série de decisões de longo alcance em várias áreas políticas e socioeconômicas para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos africanos”.
“Nosso tema 2023, ‘O Ano da AfCFTA: Acelerando a Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana’, visa gerar maior compromisso com o comércio como uma agenda de desenvolvimento”, sublinhou a entidade em seu site oficial.
oda/raj/bm