Segundo dados divulgados pela Comissão Nacional de Candidaturas, 94 jovens entre os 18 e os 35 anos constam da lista de propostas que serão submetidas a votação de 26 de março, o que representa 20% dos 470 parlamentares que conformarão a nova Assembleia.
O número é 6,8 pontos percentuais superior ao número de jovens da IX legislatura, atualmente em exercício, em que 80 deputados estavam nessa faixa etária.
Se a atual candidatura for aprovada, a idade média da principal legislatura cubana será de 46 anos, três anos a menos que a do atual parlamento.
Segundo dados do portal internacional Parline, em 2023, na região das Américas, os deputados com menos de 30 anos representavam 3% do total de parlamentares em exercício, enquanto no mundo eram 2,63%.
A presença dos jovens nas propostas responde a um dos princípios do sistema político, que é garantir a representatividade de todos os setores sociais.
A lei eleitoral da ilha prevê que as organizações estudantis e juvenis participem na formação das listas de deputados, que proponham os seus representantes e também integrem as comissões de candidatura aos diferentes níveis.
Esta norma legal, recentemente atualizada a partir da nova Constituição de 2019, estabelece que ao atingir os 16 anos de idade, o cidadão pode exercer o seu direito de voto e aos 18 pode exercer cargos públicos.
oda/jfs/cm