Durante a Cúpula Mundial de Governos de 2023, o alto funcionário descreveu esta nação do Golfo como um importante centro humanitário e deu como exemplo o fato de que, nos últimos dias, três voos com suprimentos médicos e kits cirúrgicos para traumas foram despachados para ambos os países a partir do centro logístico da OMS em Dubai.
Ele instou os governos do mundo a aprender com a pandemia de Covid-19, que revelou sérias divisões entre as nações e destacou uma fraca resposta de emergência global.
“Infelizmente, esta não será a última pandemia ou a última emergência de saúde em grande escala.
Outras ameaças, como a mudança climática, continuarão a aumentar em frequência e intensidade…Devemos isso àqueles que perdemos e aos que virão depois de nós para aprender as lições e fazer as mudanças que devem ser feitas para manter o mundo mais seguro.” confiante.
Ghebreyesus apontou para o lento progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e instou os governos a tomarem medidas mais rápidas para enfrentar os desafios globais.
Ele elogiou a parceria e a liderança dos Emirados Árabes Unidos na resposta a inúmeras ameaças graves por meio de iniciativas como o Programa Acelerador do Governo, que oferece um impacto mais rápido por meio da colaboração e da inovação.
O chefe da OMS expressou sua esperança de que a realização da COP28 nos Emirados estimule mais discussões para combater problemas urgentes de saúde global.
oda/ycv / fav