Assim que houver a vontade de chegar a um acordo de paz, seria definitivamente bom que a República Tcheca se oferecesse para sediar tal reunião, como temos a experiência necessária, disse Pavel.
Ao mesmo tempo, o político tcheco disse que a reunião poderia ser possível desde que as partes mostrassem uma vontade real de chegar a um acordo de paz.
Pavel, cuja posse como Chefe de Estado está prevista para 9 de março, participará da Conferência de Segurança de Munique, que será realizada na cidade alemã de 17 a 19 de março.
Durante sua visita, ele se encontrará especialmente com os Presidentes da França e da Lituânia, assim como com o Primeiro Ministro do Reino Unido.
Em 24 de fevereiro, a Rússia anunciou uma operação militar especial na Ucrânia, em resposta a um pedido de ajuda das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk para repelir a agressão de Kiev.
Vários países ocidentais e seus aliados responderam com sanções maciças contra Moscou e começaram a fornecer armas para o governo ucraniano.
oda/amp/bm