O evento, de 15 a 17, será presidido pelo primeiro-ministro das Bahamas, Phillip Davis, que falará na posse nesta quarta-feira, segundo a programação oficial do evento.
Sobre o encontro, a secretária-geral do grupo, Carla Barnett, disse que os chefes de Estado e de Governo vão também dedicar a conferência à análise de estratégias para fazer avançar o objetivo comum de alcançar o seu próprio mercado e economia.
Os participantes também vão analisar as ações voltadas para a garantia da segurança alimentar e para isso terão como ponto de partida o mais recente relatório do grupo de trabalho ministerial da Caricom sobre a produção de alimentos.
Na reunião, será conhecida a ganhadora do prêmio ”Caricom para a mulher”, que homenageia as mulheres caribenhas com contribuições relevantes para o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural da região.
O site digital Caricom Today divulgou que o encontro terá convidados especiais como o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e representantes de organizações financeiras e comerciais internacionais.
Ao confirmar sua presença na Conferência, o primeiro-ministro Trudeau disse que “o Canadá e a Comunidade do Caribe compartilham fortes laços entre seus povos, valores comuns e um compromisso com a luta contra a mudança climática”.
A CARICOM surgiu em 4 de julho de 1973 com a assinatura do Tratado de Chaguaramas por 15 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Monserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
jcm/mpv/cm