o presidente sérvio, Alexandra Vucic; e o primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, ratificou a sua presença, de acordo com o Serviço Europeu de Ação Externa.
Estará também presente o alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, que junto com o representante especial da comunidade, Miroslav Lajcak, manterá encontros separados com os dirigentes, a que se seguirá um encontro conjunto.
A reunião vai incidirá sobre a mais recente proposta feita pela UE para a normalização das relações entre Belgrado e Pristina, na qual ainda é trabalhar e que deve levar a um acordo integral e juridicamente vinculativo.
Em dezembro passado, os sérvios kosovares realizaram protestos contra o que consideraram uma crescente discriminação do governo em Pristina, depois que seus agentes invadiram a sede administrativa e comissões eleitorais.
Kosovo é uma província autônoma histórica da Sérvia que declarou sua independência unilateral em fevereiro de 2008, em violação da Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU em junho de 1999, após o bombardeio da Iugoslávia pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (24 de março a 8 de junho de 1999).
Desde então, ela tem se empenhado ativamente, embora sem sucesso, em ingressar em organizações internacionais.
mgt/ehl/ls