Em sua conta no Twitter, o chefe de Estado expressou que “hoje o homem que gritou a vontade rebelde no primeiro combate estaria completando 95 anos: “Aqui ninguém se rende, c…”, o Chefe da III Frente Oriental, o militar e político respeitado e amado. O criador de “La Lupe. O Comandante da Revolução Juan Almeida Bosque”.
Almeida, nascido em família extremamente humilde, foi um dos assaltantes do Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953, liderado pelo então jovem advogado Fidel Castro.
Integrou os 82 expedicionários do iate Granma e destacou-se dentro da tropa até chegar ao posto de comandante do Exército Rebelde, no qual fundou a III Frente Guerrilha Mario Muñoz, cujas ações foram decisivas para o triunfo revolucionário, e após a vitória de 1º de janeiro de 1959, ele ocupou importantes responsabilidades políticas e militares.
Ao mesmo tempo, destacou-se pela grande sensibilidade artística que o levou a compor mais de 300 canções e a escrever uma dezena de livros de marcado cariz testemunhal.
Quando morreu em 11 de setembro de 2009, este lendário patriota era membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba e vice-presidente do Conselho de Estado.
No imaginário popular é sempre lembrado por sua frase histórica no combate em Alegría de Pío, após o desembarque do Granma, quando as tropas guerrilheiras foram atacadas pelo exército da ditadura de Fulgêncio Batista: “Aqui ninguém se rende…! “, que se tornou uma expressão da luta dos cubanos diante de qualquer adversidade.
mem/rc/dnsa