A reunião regular de alto nível será realizada nos dias 18 e 19 deste mês para tratar das principais questões políticas, econômicas e sociais que afetam o continente. Na reunião, Mnangagwa deverá realizar reuniões bilaterais com outros líderes continentais com o objetivo de aprofundar a cooperação.
Sob o tema “O Ano da Aceleração da Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana”, a cúpula abordará formas de aprofundar a integração regional e o comércio inter-regional, o que deverá levar à redução da pobreza na África, de acordo com a UA.
As cinco áreas identificadas como prioritárias são turismo e viagens, transporte, negócios, comunicação e serviços financeiros.
A Cúpula da UA, constituída pela Assembleia de Chefes de Estado e de Governo, é o órgão supremo de tomada de decisões e de elaboração de políticas, cuja responsabilidade é determinar políticas, estabelecer prioridades e adotar seu programa anual.
Um novo presidente da UA também será eleito na 36ª Cúpula, uma vez que o atual mandato do Presidente Macky Sall, do Senegal, chega ao fim.
jcm/mv/bm