Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores, quaisquer tanques Leopard que forem enviados serão esmagados no interior da Ucrânia pelo fogo do exército russo, tornando a decisão “absurda”.
Riyabkov acrescentou que o equipamento blindado que os EUA e seus aliados estão trazendo para a Ucrânia atesta que não há espaço na mente dos responsáveis em Washington para uma solução política para o conflito.
“Enviamos sinais de alerta aos americanos em várias linhas, que geralmente se resumem a não brincar com o fogo, demonstrando um compromisso com a escalada total e sem alternativas”, acrescentou o diplomata.
O vice-ministro disse que outro “aspecto triste” do que está acontecendo é a banalização do uso de armas nucleares, mas ressaltou que a Rússia continua comprometida com o postulado fundamental de que a guerra nuclear é inaceitável.
“Moscou continua comprometida com o postulado básico da inadmissibilidade da guerra nuclear. Não há mudanças nos documentos doutrinários, que também foram repetidamente mencionados, mas ao mesmo tempo vemos que o curso da escalada do Ocidente não conhece limites”, concluiu Riyabkov.
jcm/gfa/bm