Em La Cabaña, principal sede do evento no leste de Havana, a sala I-1 exibe ilustrações originais do pintor e instalador concebidas para acompanhar o livro Siempre en combate, do General de Corpo de Exército cubano Ramón Espinosa.
Kacho participou da apresentação do texto nesta sexta-feira, e explicou que o trabalho de ilustração foi feito nos últimos meses de 2022.
Então, disse ele, teve uma oportunidade quando a intensidade do trabalho de recuperação em Pinar del Río, a província mais ocidental de Cuba, da devastação do furacão Ian caiu, um esforço no qual tanto ele quanto o principal autor militar do alto escalão do livro participaram.
Aos poucos, ao ler o texto com os depoimentos de Espinosa, fui criando as imagens a partir de suas experiências revolucionárias, afirmou o renomado artista visual.
Afirmou que para criar utilizava o automatismo psíquico, método utilizado por artistas em épocas anteriores, e criava as obras à medida que revisava os capítulos.
A exposição é composta por 20 peças que correspondem às ilustrações de interior, capa e contracapa do já referido livro Siempre en Combate, da Verde Olivo Editorial.
rgh/dla/hb