Um grande abraço aos nossos queridos médicos. Estamos muito orgulhosos de si, e a partir daqui continuamos a seguir tudo o que está a fazer na irmã Türkiye. Cuba admira-vos e ama-vos”, disse o presidente na sua conta do Twitter.
Na mesma rede social, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, destacou a presença de médicos cubanos no país euro-asiático como uma demonstração de solidariedade face à tragédia provocada pelos terramotos naquele país.
A brigada de colaboradores cubanos é composta por 20 médicos e 11 especialistas em enfermagem, epidemiologia e pessoal de serviço, e estava localizada no hospital Necip Fazil Sehir, na localidade de Buyukyapalak, Elbistan, província de Kahramanmaraş, no centro sul de Türkiye.
O chefe da equipa, Juan Carlos Dupuy, especialista em laboratório clínico, salientou recentemente que, à sua chegada, puderam prestar cuidados a três pacientes na unidade de cuidados intensivos, pelos quais foram agradecidos pelas autoridades hospitalares e pelos coordenadores de assistência às vítimas nesta área.
rgh/mks/glmv