A iniciativa faz parte do projecto Art undereath the waves, que celebra a década dos oceanos e reúne artistas visuais e mergulhadores especializados, investigadores da riqueza destes mundos submersos onde existem muitos tesouros naturais e presença humana ao longo dos séculos.
Estudantes da Universidade de Oriente e da Academia de Artes Plásticas José J. Tejada participam nos workshops, recebendo formação prévia em mergulho e em elementos destas duas manifestações artísticas.
A Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas e a empresa de serviços turísticos e culturais Islatravel, sediada em Madrid, Espanha, estão também envolvidos na organização dos cursos.
A par do Dr. Vicente González, director da Cubasub e experiente mergulhador e fotógrafo subaquático, participarão Alfonso Cruz, renomado criador ibérico especializado na reflexão destas profundidades, e Nelson Domínguez, vencedor do Prémio Nacional de Artes Plásticas.
Também acompanhará estas incursões o director do Gabinete do Conservador da Cidade e vencedor do Prémio Nacional de Arquitectura, Omar López, o pintor Reinaldo Álvarez Villamil e outros notáveis operadores de câmara cubanos e estrangeiros, fotógrafos e artistas plásticos.
Uma das jóias do legado material do ambiente de Santiago é o Parque Arqueológico Subaquático Naval de Batalla, declarado Monumento Nacional e foco de atracção para cubanos e estrangeiros que apreciam os naufrágios e outros restos mortais deste evento de última idade na zona costeira.
A Década dos Oceanos, patrocinada pelas Nações Unidas de 2021 a 2031, envolve esforços e protocolos destinados a enfrentar as consequências das alterações climáticas nestes espaços.
Tem igualmente em conta os acordos internacionais destinados a cuidar do ambiente marinho e dos ecossistemas costeiros, que requerem a participação dos cidadãos e das comunidades devido à vulnerabilidade natural e antropogénica.
oda/mca/glmv