Outras autoridades dessa pasta e do Instituto Nacional de Vigilância de Alimentos e Medicamentos (Invima) participarão do encontro.
O responsável cubano, que chegou este domingo ao país sul-americano em visita oficial para estreitar os laços comerciais, de cooperação e de fraternidade entre os dois países, reunir-se-á com Carmen Caballero, presidente da Procolombia, e será acompanhada por Umaña.
A Procolombia é a agência governamental encarregada de promover as exportações colombianas, o turismo internacional e o investimento estrangeiro neste país sul-americano.
De acordo com o programa da sua visita, que se prolongará á próxima quarta-feira, o chefe do Comércio de Relações Exteriores Cuba também terá uma reunião com as autoridades do Bancoldex, o banco de desenvolvimento para o crescimento dos negócios na Colômbia.
Mais tarde, ele participará de uma discussão com empresários, Umaña e Caballero com o tema Perspectivas das relações comerciais entre a Colômbia e Cuba e um olhar da Colômbia em direção ao Caribe.
As duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 1902, após alcançarem sua independência final e são baseadas no respeito mútuo e na observância do direito internacional.
Na área comercial, possuem um Acordo de Complementação Econômica, em vigor desde julho de 2001, que abrange cerca de 1.500 produtos com preferências tarifárias a favor da Colômbia e quase mil a favor de Cuba.
Em novembro passado, a ilha e a Colômbia relançaram de Havana a XII Comissão Mista Econômica e Científico-Técnica, que inclui 20 iniciativas sobre mudança climática, gênero, inclusão, inovação e gestão de riscos. No final do ano passado, como resultado de uma auditoria realizada pelo Centro Nacional de Sanidade Animal de Cuba, Colômbia obteve autorização para exportar carne bovina, suína, de aves, laticínios e derivados de carne, após o reconhecimento do sistema de inspeção oficial colombiano como equivalente ao cubano.
Para o ministro Umaña, esta autorização “permitirá a promoção de relações econômicas e comerciais com base nas fortalezas existentes e nas oportunidades identificadas entre os dois países e, sem dúvida, beneficiará nossos povos”.
npg/otf/ls