Num encontro com o primeiro-ministro iraquiano, Muhammad Shia’a Al-Sudani, as partes discutiram a colaboração conjunta na agricultura e a troca de experiências na área portuária, bem como nas áreas da formação e atividades económicas.
A autoridade libanesa entregou a Al Sudani uma carta do seu homólogo Najib Mikati, na qual apreciou as posições fraternas do Iraque e o convite para visitar Beirute para discutir mais questões de cooperação bilateral.
Por sua vez, o chefe do executivo iraquiano reiterou a disposição de seu país de ampliar as relações comerciais em diversos campos.
Antes, o ministro Bayram conversou com o presidente, Abdul Latif Rashid, que destacou a profundidade dos laços entre as duas nações e insistiu na necessidade de aprimorá-los nas esferas econômica, comercial e cultural.
No encontro, Latif Rachid expressou total confiança na capacidade dos libaneses de superar o estágio atual e destacou a importância de estreitar os laços por meio da troca de visitas e experiências.
A este respeito, indicou a importância da colaboração nas áreas do trabalho, proteção social e formação profissional, dada a falta de especialistas nos mercados de trabalho.
O atual Bayram pediu ao presidente iraquiano que instrua os funcionários correspondentes a tomar as medidas necessárias e cancelar a concessão de vistos aos libaneses com base no princípio da reciprocidade.
Em agosto passado, o Iraque estendeu por um ano o fornecimento de combustível ao Líbano e os dois países consolidam formas de cooperação para facilitar a exportação e importação de produtos agrícolas a preços e custos mais baixos.
oda/yma / fav