Em comparação com o acordo atual, a versão atualizada tornará mais fácil para as empresas explorar os mercados das três partes, disse Dina Kurniasari, Diretora Geral de Negociações da ASEAN no Ministério do Comércio da Indonésia.
Segundo o executivo, o protocolo para modificar o acordo que estabelece o TLC tripartido poderá ser uma das conquistas de Jacarta na qualidade de presidente da ASEAN, cargo assumido no final de janeiro passado.
Kurniasari sustentou ainda que as partes envolvidas estão empenhadas em rever os trâmites legais do protocolo a ser assinado em agosto próximo, quando ocorrerá a 28ª consulta aos ministros da Economia do bloco regional e aos chefes da Austrália e Nova Zelândia.
O TLC entre Asean, Austrália e Nova Zelândia foi assinado há quase quinze anos, em 27 de fevereiro de 2009, na Tailândia.
As estatísticas oficiais indicam que o comércio entre o grupo do Sudeste Asiático e a Austrália foi de 81,6 bilhões de dólares em 2021, enquanto com a Nova Zelândia chegou a 11 bilhões de dólares.
Ao assumir a presidência da ASEAN a 29 de janeiro, o presidente indonésio, Joko Widodo, reafirmou o importante papel desta associação na região e no mundo, e garantiu que continuará a contribuir para a manutenção do crescimento económico, do qual considerou o epicentro.
oda/mpm / fav