Putin disse a Wang Yi que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo progressivamente, como planejaram nos anos anteriores, e novos marcos estão sendo alcançados.
As relações entre a Rússia e a China no contexto do colapso do sistema político mundial bipolar são especialmente importantes e contribuem para a estabilização do mundo, disse o chefe de Estado.
Ele também afirmou que “os laços internacionais hoje são complexos. Não melhoraram após o colapso do sistema bipolar, pelo contrário, até pioraram”.
“Nesse sentido, a cooperação na arena internacional entre a República Popular da China e a Federação Russa, como enfatizamos repetidamente, é muito importante para estabilizar a situação internacional”, enfatizou.
No início da conversa, o presidente disse que gostaria de aproveitar a oportunidade para transmitir seus “melhores votos” ao amigo presidente chinês, Xi Jinping.
Por sua vez, Wang Yi observou que Beijing, juntamente com o lado russo, está disposta a mostrar determinação política, aprofundar a confiança mútua, expandir a cooperação estratégica e o intercâmbio prático abrangente, para o benefício de ambos os países.
Ele também observou que essa colaboração contribuiria para o desenvolvimento de todo o mundo, uma vez que não vai contra terceiros e, claro, não está sujeito ou cede a pressões de terceiros.
“Isso porque temos uma base sólida tanto na economia quanto na política e na cultura. Temos uma experiência