Um inquérito do Ministério do Turismo realizado a 5.178 turistas em 114 centros de informação revelou que 71,72 por cento dos inquiridos consideraram muito bons os espaços urbanos onde decorrem estas festividades, que atingiram o paroxismo na segunda e terça-feira, feriados declarados.
A pesquisa também apurou que 84% dos entrevistados avaliaram positivamente o dispositivo de segurança cidadã habilitado nas atividades, nas principais vias das cidades, bairros, terminais, praias, rodovias e que contribuiu para a tranquilidade e diversão da cidade.
As autoridades informaram o destacamento de cerca de 139 mil funcionários em todo o território nacional que dispõem de viaturas, motos, bicicletas, barcos, aviões, ambulâncias e gruas para garantir a tranquilidade e emergências que possam surgir.
O desempenho desses homens e mulheres foi reconhecido pela vice-presidente executiva Delcy Rodríguez durante o balanço dos carnavais do dia anterior, quando lhes concedeu a Ordem da Paz pela destacada participação e comprometimento na Operação Carnavais Felizes e Seguros.
Em sua conta no Twitter, o presidente Nicolás Maduro transmitiu suas felicitações aos órgãos de segurança mobilizados “para garantir a tranquilidade e a proteção do povo”.
A também Ministra do Poder Popular para Economia, Finanças e Comércio Exterior apresentou à imprensa alguns dados estatísticos que ratificam o que ela mesma descreveu como os melhores carnavais dos últimos tempos na Venezuela.
Rodríguez indicou que um total de 4.202.136 pessoas se mobilizaram, o que representa um aumento de 31,2% em relação ao ano anterior, enquanto os pagamentos eletrônicos cresceram 42% (112 milhões de transações), o equivalente a pouco mais de 4,6 milhões de dólares ao câmbio atual.
Os benefícios econômicos também foram relatados no uso de terminais terrestres, que aumentaram 8,9 por cento, transporte aéreo em 5,7 e meios aquáticos em 55 por cento.
O vice-presidente afirmou que os dados representam maior atividade econômica em relação a 2022, o que mostra que o país “continua seu caminho de recuperação”, apesar da política de bloqueio e dos setores extremistas que querem a infelicidade do povo.
Um dado importante, que atesta a eficácia dos órgãos de segurança e a conscientização do cidadão, foi a redução de 41,03% nos acidentes, segundo Rodríguez.
jha/jcd / fav