Por meio da resolução 166/2023, publicada no Diário Oficial, este órgão ordenou a proibição de exposições, feiras, eventos e atividades recreativas envolvendo a coleta, movimentação e venda de aves domésticas, ornamentais e silvestres por qualquer motivo e para qualquer finalidade.
Além disso, também determinou que, na ausência da documentação necessária para a movimentação desses animais, deveria ser realizada uma apreensão e confiscação imediata.
Ele também indicou o reforço dos regulamentos sanitários nos parques ou reservas naturais e a redução das atividades que favorecem a dispersão das aves e o contato entre espécies selvagens e pessoas, como a caça.
Até o momento, Senasa recebeu mais de 100 alertas e confirmou 11 casos em Córdoba, Buenos Aires, Jujuy, Neuquén, Salta e Santa Fe.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe aviária é uma doença infecciosa que afeta principalmente as aves e é causada por um vírus da família dos orthomyxoviridae.
Dependendo do subtipo, pode causar sintomas leves ou graves e altas taxas de mortalidade.
Para algumas cepas, os humanos podem ser infectados pelo contato direto ou indireto com animais doentes ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes.
Os danos em humanos podem variar de infecções leves do trato respiratório superior (febre e tosse) a pneumonia grave, síndrome do desconforto respiratório agudo, choque e até mesmo morte.
mem/gas/bm