A diretora de Avaliação e Acreditação do Ministério do Ensino Superior (MES), Dra. Márcia Noda, explicou em conferência de imprensa que o processo para obtenção das diferentes categorias de Qualificado, Certificado e Excelência é árduo e envolve toda a comunidade universitária.
Até janeiro de 2023, foram realizados 1.523 processos de acreditação e, atualmente, 67 por cento das casas de estudos superiores da ilha estão acreditadas e sete delas com a condição de Excelência.
Ele também destacou que o sistema de avaliação e acreditação da Educação Superior da nação caribenha se baseia nos princípios da pedagogia e idiossincrasia cubana, mas também leva em consideração os padrões internacionais para coincidir com os conceitos e requisitos de outras nações.
O Conselho Nacional de Acreditação, constituído por prestigiados profissionais com larga experiência na área, intervém no processo de avaliação de cada carreira, mestrado, doutoramento, pós-graduação ou universidade.
Nesta entidade avaliadora há representantes de todas as províncias do país e tem uma integração em correspondência com as diferentes ciências.
A reitora da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, Milda Lesbia Díaz, explicou que o processo de acreditação inclui também todas as instituições que trabalham diretamente com a universidade e são acompanhadas pelo Governo e pelo Partido de cada território.
Este centro, único ensino superior pedagógico do país, obteve a categoria de Excelência em 2022, graças -segundo o seu reitor- ao trabalho coordenado de todos os seus trabalhadores e alunos, bem como ao legado de quase 60 anos de história.
lam/mpp/glmv