Esta promete ser uma noite de luxo em Havana, porque depois desse primeiro bloco que terá início às 19h00 locais, no Club 500, sede principal do evento, se apresentarão os grupos Adalberto Álvarez y su Son, Alexander Abreu e Havana D’Primera e Los Van Van, entre as favoritas do público dançante.
Desde a sua criação na última quarta-feira, a festa da salsa fez dançar fãs do gênero em Cuba e de quase 10 países, que viajaram até a ilha caribenha para ‘dar uma maratona de corredor’ ao ritmo das melhores orquestras nacionais de música popular dançante.
Além dos shows, durante o evento aconteceram desfiles de trupes, oficinas de dança, apresentações de DJs, vendas de publicações e discos vinculados às produções dos artistas presentes no evento.
Para este domingo, estão previstas apresentações no mesmo local (rua 12 entre Calzada e Tercera, no bairro de El Vedado) de NG La Banda, Pupy y los que Son Son, Maykel Blanco y su Salsa Mayor, Isaac Delgado e El Niño y la Verdad, uma bateria de primeiro nível.
Também estiveram em palco durante estes dias Paulo FG e a sua Elite, Lazarito Valdés e Bamboleo, Elito Revé e o seu Charangón, Manolito Simonet e o seu Trabuco, El Noro e Primera Clase, Chispa e los Cómplices, Enrique Álvarez e a sua Charanga Latina, entre muitos outras propostas.
O Festival teve como convidados os percussionistas americanos de origem latina Bobby Allende e Marc Quiñones, que encantaram com seus solos e improvisações, no auge de seus currículos, com apresentações ao lado de grandes representantes da salsa como Rubén Blades, Willie Colón e Marc Anthony.
Os instrumentistas virtuosos foram inseridos nos shows noturnos de cada dia e ofereceram downloads junto com as formações cubanas.
O evento de Havana conta com o apoio das instituições da ilha caribenha, a Direção Provincial de Cultura de Havana, a Companhia Provincial de Carnaval, a empresa de promoção artística Artex, sua agência de representação Musicalia e a agência de turismo cultural Paradiso.
Segundo a vice-presidente da companhia cubana Artex, Tania Cardó, mais de 200 bailarinos e adeptos da salsa são esperados em Havana para participar do Festival, principalmente dos Estados Unidos, França, Colômbia, Itália e Panamá além do Perú e Espanha.
ymr/mml/glmv