O governante europeu vai conversar este sábado com o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, para abordar o conflito na Ucrânia, a situação na região do Indo-Pacífico e as formas de dinamizar os laços bilaterais.
É a primeira visita de Scholz à Índia depois de se tornar chanceler federal em dezembro passado, após os 16 anos de Angela Merkel no cargo.
O presidente viajou acompanhado de altos funcionários e uma delegação empresarial, disse o Ministério das Relações Exteriores.
A viagem está programada para a cidade de Bengaluru, capital do estado de Karnataka, no sul da Índia, e centro da indústria de alta tecnologia do país.
Modi e Scholz também se reunirão com CEOs e líderes empresariais de ambas as nações.
A visita de Scholz permitirá que as partes façam um balanço e avancem nos principais resultados da Sexta Conferência Intergovernamental, fortaleçam a cooperação em segurança e defesa e trabalhem para fortalecer os laços econômicos.
Da mesma forma, melhorar as oportunidades de mobilidade de talentos e dar uma orientação estratégica à colaboração contínua em ciência e tecnologia, indicou o Itamaraty.
Esta é a primeira visita independente de um chanceler federal alemão à Índia desde o início do mecanismo de consulta intergovernamental bienal em 2011, no qual ministros de ambos os países conversam em suas respectivas áreas de responsabilidade e relatam os resultados das discussões aos seus governantes.
O dignitário alemão também se reunirá com o presidente da Índia, Draupadi Murmu.
ymr/abm/ans