25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Gastos dos EUA com a Ucrânia chegam a US$ 77 bilhões

Gastos-de-EEUU-para-Ucrania-500x375

Gastos dos EUA com a Ucrânia chegam a US$ 77 bilhões

Washington, 27 fev (Prensa Latina) A assistência militar dos Estados Unidos à Ucrânia hoje adquire nuances surpreendentes, já que, segundo o jornal The Hill, entre os meses de janeiro de 2022 e 2023 o montante concedido foi de 77,5 bilhões de dólares.

De acordo com a agência de notícias, além dos 29,3 bilhões concedidos após o início da operação militar especial da Rússia em fevereiro do ano passado, Kiev recebeu outros 45 bilhões em fundos de emergência como parte dos suplementos adicionais da Lei de Dotações.

Da mesma forma, através dos mecanismos do Banco Mundial, 13 bilhões foram fornecidos ao governo ucraniano, enquanto outros quase 2 bilhões foram supostamente destinados à assistência humanitária, revelou a fonte.

O apoio militar sustentado dos Estados Unidos à Ucrânia encontra reivindicações contínuas de especialistas que argumentam que a posição de Washington alonga e entroniza a disputa.

Eles também alertam que menos armas embarcadas chegam ao destino, o que coloca os equipamentos de guerra sob risco de cair nas mãos de traficantes de armas e movimentos terroristas.

Dentro do próprio país, são cada vez mais as vozes que pedem à administração que promova conversações entre as partes em conflito.

A chamada Marcha contra a máquina de guerra, além de se opor a um maior apoio financeiro ao governo de Volodimir Zelenski, defendeu dias atrás na capital do país o corte do orçamento do Pentágono, a dissolução da Organização do Tratado do Atlântico Norte e a extinção da Central de Inteligência Agência (CIA) dos Estados Unidos.

Um comunicado divulgado pelos organizadores da manifestação afirma que “bilhões de dólares dos contribuintes estão sendo queimados no altar da hegemonia dos Estados Unidos, do complexo militar-industrial e de um Congresso corrupto”.

Por outro lado, segundo relatos da mídia, enquanto Washington destina bilhões de dólares a Kiev em equipamento militar, em algumas cidades do país persistem os problemas associados à pobreza.

Um artigo divulgado pelo Quincy Institute for Responsible Statecraft calculou que, se a Ucrânia fosse um país-estado, ultrapassaria 40 outros territórios em termos de quantidade de financiamento federal que recebe.

Do Congresso, alguns legisladores também estão promovendo iniciativas para esclarecer o destino do dinheiro concedido ao governo Zelensky.

A deputada republicana Marjorie Taylor Greene, por exemplo, apresentou um projeto de lei para forçar uma auditoria dos bilhões de dólares que os Estados Unidos enviam à Ucrânia.

“É exatamente disso que o povo americano precisa, uma auditoria, porque não temos ideia de para onde está indo todo esse dinheiro”, disse ele.

Anteriormente, o colega congressista conservador Matt Gaetz defendeu uma resolução da Câmara instando o governo do presidente Joe Biden a encerrar a ajuda militar e financeira à Ucrânia.

ro/se/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES