Sunak fez o anúncio à imprensa nesta capital juntamente com a presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, e destacou que o entendimento é o início de um novo capítulo nas relações entre ambas as partes.
O protocolo da Irlanda do Norte fazia parte dos acordos para a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) relativamente ao comércio na fronteira irlandesa, mas que Londres se recusou a cumprir a pretexto da complexidade e do elevado custo envolvido na prática.
A assunção de Sunak, no final do ano passado, permitiu uma aproximação entre Londres e Bruxelas na procura de soluções pragmáticas.
No entanto, o acordo ainda deve passar pela aprovação dos setores mais conservadores do Parlamento britânico e do Parlamento Europeu, para depois ver como vai funcionar na prática.
Para alguns observadores políticos, Sunak conseguiu um novo acordo sobre as regras comerciais para a Irlanda do Norte após o Brexit, apostando em melhores relações com a UE, apesar das discrepâncias que pode encontrar dentro do seu próprio partido.
ro/fvt/jd