No Parque Histórico Militar Morro Cabaña, os profissionais da imprensa avaliaram as melhores formas de aproveitar melhor os pontos fortes do coletivo e aumentar o alcance e a influência de seus produtos e serviços de informação no exterior.
O presidente da Agência, Luis Enrique González, destacou que em 2023 continua como objetivo fundamental permanecer o primeiro meio cubano na internet, enquanto trabalha para aumentar a eficácia da mensagem sobre Cuba nas redes sociais.
O trabalho da Prensa Latina em 2022 foi marcado por uma conjuntura internacional complexa, com maior impacto do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha, que tem consequências particulares para o funcionamento dos correspondentes em 35 países, devido aos obstáculos para as transferências bancárias, entre outros assuntos.
A etapa também significou um ponto importante na recuperação após dois anos de pandemia de Covid-19, e um esforço maior para manter os produtos e serviços apesar das dificuldades financeiras, com papel para suas 15 publicações, transporte e suporte tecnológico.
Nesse cenário, foram realizadas ações de capacitação e aperfeiçoamento profissional, com atenção especial para quem entra na mídia, foram introduzidas mudanças tecnológicas, como um novo software para acesso aos telejornais de agências internacionais e uma nuvem própria para localização de conteúdo multimídia , Kertin e PLCloud, respectivamente.
Outras conquistas citadas foram o aumento de materiais em vídeo, seu melhor posicionamento e visualização; a consolidação da seção de scanner de jornalismo de profundidade; e o novo portal PL, com a introdução de microsites como o Qatar 2022 e o Festival de Cinema da Havana.
Da mesma forma, destacaram o surgimento da seção Cobertura de Desenvolvimento e o crescimento de seguidores nas redes sociais da Agência.
Continuar a trabalhar na qualidade da proposta noticiosa, com maior imediatismo, melhor desempenho nas redes sociais e títulos mais atrativos, foram alguns dos desafios colocados para o novo período.
Aumentar as fontes de financiamento e avançar na estabilidade do capital humano e no seu aperfeiçoamento técnico e profissional constituem outras linhas de atuação fundamentais em 2023.
mem/kmg/hb