Como a diplomata disse ao Prensa Latina, a primeira vice-ministra da Saúde da Bielorrússia, Elena Krotkova, destacou que as duas entidades estabeleceram relações de cooperação há mais de 15 anos, e nesta ocasião aproveitaram a oportunidade para abordar três blocos temáticos globais.
Especificou que, em particular, o futuro desenvolvimento de produtos farmacêuticos, a produção de medicamentos cubanos em Belarus e o treinamento de especialistas no processamento e controle laboratorial de produtos biológicos.
Por sua vez, a chefe da delegação cubana, Primeira Vice-Ministra da Saúde Tania Cruz, enfatizou que seu país tem em alta estima o atendimento médico bielorrusso e expressou o desejo de “estabelecer relações mais estreitas”.
“Gostaríamos de assinar um acordo geral para formar tanto médicos cubanos aqui quanto especialistas bielorussos em Cuba, e estamos interessados em medicamentos bielorussos porque são de altíssima qualidade, disse Cruz.
O funcionário lembrou que também estava sendo feito trabalho para introduzir medicamentos cubanos em benefício dos pacientes bielorussos.
Em outra reunião no dia anterior, a Presidente do Conselho da República, Natalia Kochanova, salientou a importância da cooperação entre os dois países nas áreas de saúde, ciência, educação e farmacêutica.
mem/gfa/bm