O Ministério das Relações Exteriores informou ontem à noite que durante uma videoconferência realizada pelo presidente e pelo dono da Tesla, o magnata confirmou que vai investir na construção de uma fábrica no México.
Embora o empresário tenha anunciado originalmente seu interesse em investir em Nuevo León, desde a semana passada o presidente López Obrador descartou que seu governo autorizasse a instalação da usina naquela entidade devido à aguda escassez de água naquele estado.
Os detalhes serão conhecidos no decorrer deste dia, mas vários estados já são candidatos a sua sede pelo investimento milionário que significa a construção da usina, cuja construção já havia sido adiantada há algum tempo pelo Diretor de Desenvolvimento da Tesla, Rohan Patel.
A lista inclui Hidalgo, Veracruz, Tamaulipas. Michoacán, San Luis Potosí, Puebla, Coahuila e outras que afirmam ter água, embora López Obrador indique que onde o precioso líquido realmente está em excesso é no sul, e é a área que mais precisa de desenvolvimento.
Os carros que a Tesla poderia produzir no México são o Model 3, um sedã compacto, e o Model SUV, dois veículos que já são produzidos em outras fábricas fora dos Estados Unidos.
Especula-se que os objetivos de Musk de tornar a produção de carros mais eficiente também poderiam passar pela produção de baterias, motores elétricos e componentes para serem posteriormente enviados para outras fábricas que a Tesla tem no mundo.
Atualmente, a Tesla tem fábricas no Texas, Nova York, Califórnia, Nevada, Berlim e Xangai, onde são produzidos tanto carros, como componentes de força motriz e carregadores.
jcm/lma/hb