Para atingir este objetivo, as autoridades estão promovendo o aumento da geração a partir de energia hidrelétrica, geotérmica, solar e eólica, disse ele.
Todas as energias renováveis representam aproximadamente 80% de nossa produção. Projetos solares, eólicos e geotérmicos estão sendo incentivados e estamos a caminho de ter 99 por cento de nossa matriz elétrica de fontes renováveis”, disse ele.
Apoiadas principalmente pela energia geotérmica e hidroelétrica, as fontes comutáveis trazem energia limpa para cerca de dois milhões de residências no país e vamos impulsionar o desenvolvimento da geotermia para conseguir mais insumos e preços mais baixos, disse ele.
Álvarez anunciou a construção de duas novas usinas de energia terrestre em Chinameca e San Vicente, que acrescentarão 5% a mais de eletricidade à rede geral.
El Salvador tem dois centros de produção, um em Ahuachapán, que gera 96 megawatts, e outro em Berlín, que produz 109 megawatts, e com a contribuição dos dois novos projetos de 30 megawatts, atingirá 30% do total da energia produzida no país.
O chefe da CEL falou extensivamente sobre projetos eólicos como o Ventus, em Metapán, que contribuiria com 80 megawatts para o sistema, e outras iniciativas que fornecerão energia a partir do biogás. Entre outros esforços para conseguir energia não poluente.
mem/lb/bm