Segundo um recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (Istat), publicado esta quarta-feira no seu site oficial, internamente o aumento foi de 0,8 por cento, enquanto externamente atingiu 0,6 pontos percentuais.
Por outro lado, especifica o relatório, o índice global aumentou no quarto trimestre de 2022 uma percentagem de 0,4% face ao trimestre anterior, com um crescimento externo de 1,4 pontos percentuais, embora internamente tenha caído 0,1%.
Os índices de faturamento dessazonalizados dos principais grupos da indústria mostraram alta cíclica de 2,2 pontos percentuais em dezembro para bens de consumo, enquanto para bens de capital e bens intermediários a alta foi de 0,6 e 0,2%, respectivamente.
Os especialistas do Istat avaliaram que, corrigida para efeitos de calendário, a faturação total cresceu em termos de tendência em 14,9 por cento, com aumentos respetivos nos mercados interno e externo de 14,7 e 15,2 pontos percentuais.
Relativamente aos índices corrigidos de calendário, referentes aos principais agrupamentos industriais, registraram-se subidas significativas nos bens de capital, com uma percentagem de 21,9, assim como nos setores da energia e bens de consumo, 18,4 e 17,5 por cento, respetivamente.
Em síntese, segundo os especialistas, em 2022 o volume de negócios da indústria na Itália registrou um crescimento anual sustentado de 18,0 pontos percentuais, abrandando face ao ano anterior, com uma tendência económica de forte expansão nos dois primeiros trimestres, que abrandou baixa no segundo semestre.
oda/ort / fav