Antes do desembarque, os 500 passageiros do navio operado pela empresa alemã Phoenix Reisen GmbH passaram por exames de saúde como confirmação da situação vacinal, seguindo orientações de associações industriais japonesas e do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), avaliou a imprensa nacional.
A recepção para os estrangeiros incluiu música tradicional ao ritmo dos tambores taiko e uma vista espetacular do icônico Monte Fuji localizado na já citada prefeitura japonesa.
Em novembro passado, o governo reabriu os portos marítimos que estavam fechados ao turismo internacional desde 2020, após um grande surto de SARS-CoV-2 no navio de cruzeiro Diamond Princess.
Este lucrativo mercado trouxe cerca de 2,15 milhões de visitantes estrangeiros ao Japão em 2019, que gastaram um total de cerca de 80,5 bilhões de ienes (US$ 590 milhões), informou a agência de notícias Kyodo.
O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em entrevista coletiva que as escalas dos navios turísticos dinamizam e beneficiam economicamente as regiões onde estão localizados os terminais.
“Continuaremos a trabalhar com as autoridades locais para criar um ambiente em que os cruzeiros possam ser desfrutados com tranquilidade, tomando as medidas necessárias para controlar as infecções do novo coronavírus”, enfatizou.
Segundo o MLIT, este ano a chegada de navios de cruzeiro deverá atingir cerca de 60 por cento do nível anterior ao início da pandemia.
oda/lcp / fav