O encontro entre os dois dirigentes decorreu num ambiente caloroso, no âmbito do estreitamento das relações entre a ilha do Caribe e a nação euro-asiática, destacaram fontes diplomáticas.
Valdés chefia a delegação cubana que participará amanhã da Cúpula do NAM do Grupo de Contato, grupo de 120 Estados presidido pelo Azerbaijão desde outubro de 2019.
O vice-presidente da nação antilhana chegou nesta segunda-feira a esta capital para participar no importante encontro, que vai abordar a recuperação após a pandemia de Covid-19, crise sanitária que ocupou a maior parte da atividade do Azerbaijão à frente da rotação da presidência do Movimento.
Esta nomeação dará continuidade à realizada virtualmente em 4 de maio de 2020, sob o lema Unidos contra a Covid-19, na qual interveio o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Os participantes aprovaram então uma declaração intitulada Unidos contra a pandemia do Covid-19, que expressa a determinação dos Não-Alinhados em dar uma contribuição efetiva aos esforços internacionais para enfrentar os efeitos sem precedentes da emergência de saúde.
O documento pedia “uma resposta global baseada na unidade, solidariedade e cooperação multilateral renovada”.
oda/edu/cm