Conforme relatado pela entidade militar, o ataque maciço de 10 veículos aéreos não tripulados contra várias instalações no território foi frustrado devido ao trabalho eficiente dos sistemas de defesa antiaérea implantados na Crimeia.
A comunicação especifica que dos drones lançados pelas Forças Armadas ucranianas, seis foram abatidos por fogo antiaéreo e outros quatro desativados por meio de guerra eletrônica.
Nas últimas 24 horas, segundo o Ministério, os sistemas de defesa aérea abateram 15 drones ucranianos nas repúblicas de Donetsk e Lugansk e nas províncias de Kherson e Zaporozhye, que se juntaram à Rússia no final de setembro passado após a realização de referendos de autodeterminação.
Na véspera, a entidade militar denunciou tentativas frustradas da Ucrânia de atacar infraestruturas civis com drones na província de Krasnodar e na República de Adigueya. Além disso, ataques de UAV foram relatados contra a província de Bryansk e a cidade de Belgorod.
Desde que a Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, várias regiões fronteiriças, como Bryansk e Belgorod, vivem sob alerta amarelo e relatam regularmente danos materiais e vítimas civis de projéteis disparados do território ucraniano.
Aeroportos em cerca de 10 cidades na parte central e sul da Rússia na Europa estão fechados desde fevereiro de 2022.
mgt/gfa/cm