De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, espera-se que um sistema se intensifique e produza uma tempestade significativa, com a ocorrência de chuvas fortes, com o perigo de enchentes repentinas.
Mais de 20 milhões de pessoas permanecem sob uma vigilância de inundações de Oklahoma a Ohio, uma região onde as chuvas podem se aproximar de 50 milímetros (mm) por hora nas tempestades mais fortes, causando enchentes.
Prevê-se uma precipitação de 120 mm em toda a área, com totais isolados possivelmente superiores a 200 mm, de acordo com as previsões.
Também hoje, a Califórnia continua sob a influência de condições climáticas severas, com partes do estado cobertas de neve enquanto as planícies do sul e outras áreas enfrentam ameaças de tornados severos.
O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência na véspera para apoiar a resposta a desastres e alívio nos condados mais duramente atingidos pelas condições climáticas severas.
Também ativou o Centro de Operações do Estado para apoiar os esforços de resposta a emergências e coordenar a ajuda mútua das jurisdições vizinhas, especialmente no condado de San Bernardino.
As quedas de energia também continuaram a afetar partes do território, com mais de 70.000 clientes de serviços públicos sem energia no início da manhã de hoje, de acordo com o rastreador de quedas on-line PowerOutage.us.
mgt/ifs/bm